English Português Área do contratante
Tradição

Blog

Veja as novidades da Fazenda

Quadro da Fazenda no 23 Europalia

23º Europalia Brasil

O Brasil foi o país homenageado no maior festival de artes da Europa – o 23º Europalia. O evento contou com 130 shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 90 palestras e conferências literárias em cinco países: Bélgica, Luxemburgo, França, Alemanha e Holanda.

Um dos quadros que embarcaram para a Europa, é "A Florada do Café", do italiano Antônio Ferrigno (1863- 1940), que pertence ao centenário acervo da Sociedade Rural Brasileira.

Discípulo da Scuola di Maiori (Itália/ 1863 - 1920), Ferrigno morou em São Paulo por 12 anos, - entre 1893 a 1905, - em São Paulo. Neste período, reproduziu paisagens paulistanas, do interior e do litoral.

Por ter retratado diversas fazendas de café, a pedido dos proprietários que queriam fixá-las em telas, ficou conhecido como o pintor do café.

 

Um de seus trabalhos mais conhecidos, é a série de seis telas sobre a atividade cafeeira, que ele realizou na Fazenda Santa Gertrudes, de propriedade de um dos fundadores e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Conde de Prates, localizada no atual município de Santa Gertrudes/SP.

As seis grandes telas que compõe a série - A Florada, A Colheita, Lavadouro, O Terreiro, Ensacamento do Café e Café para a Estação - foram enviadas pelo governo brasileiro à famosa Exposição Universal de Saint Louis (EUA), em 1903, e será uma delas - A Florada do Café - que voltará a encantar o mundo 108 anos depois.

# Veja mais fotos do pintor clicando aqui.

Acervo da Rural

Os quadros fazem parte do acervo cultural da Sociedade Rural Brasileira, que narra a história da agricultura e pecuária no Brasil. O destaque é a biblioteca com milhares de obras, entre livros, revistas e catálogos, muitas do começo do século XX. Constantemente estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores consultam os títulos da biblioteca da Rural como fonte para seus trabalhos.

Espalhados pela sede estão quadros dos pintores paisagistas Antonio Ferrigno, Rosalbino Santoro e Oscar Pereira da Silva, além de bustos de ex-presidentes e dirigentes da entidade. Também se destaca a escultura o Semeador de Sementes, obra em bronze encomendada da França.

Parte do acervo foi tema da mostra “Noventa anos da Sociedade Rural Brasileira”, realizada ano passado no Museu do Café em Santos, em 2009

 

fonte: http://www.srb.org.br/noticias/article.php?article_id=4760

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Localização

Rodovia Washington Luiz, km 165
Santa Gertrudes - SP - BR
Ver mapa
Cenário de novela
Cenário de novela A beleza estética e a preservação da Fazenda dos áureos tempos do café possibilitaram seu uso como cenário de novelas da época. Veja a galeria de novelas gravadas na fazenda